Notícias

Profissionais da saúde do AHM e do Hospital Tide Setúbal aprendem narração de histórias

A crescente preocupação dos hospitais em humanizar o atendimento aos pacientes e a relação entre os seus profissionais motivou a Arte Despertar a realizar um curso gratuito de contação de histórias para instituições de saúde.

A Autarquia Hospitalar Municipal e o Hospital Municipal Tide Setúbal serão as próximas instituições a receber o curso, comandado por uma experiente dupla de arte-educadores.

“A contação de histórias inspira, faz sonhar, permite a cada um criar sua história, aciona o universo imaginário, trabalha os sentidos a partir da visão com imagens e da audição pelos instrumentos percussivos. Esses fatores são responsáveis pela mudança de estado de espírito daquele que escuta a história quando a toma para si e, neste momento, é acionado o lado saudável deste indivíduo, transformando seu momento”, explica Regina.

Serão apresentados fundamentos, técnicas e benefícios de se trabalhar a narrativa oral em diferentes ambientes, assim como a relevância da narração de histórias para o autoconhecimento e o desenvolvimento de competências e habilidades.

O conteúdo programático abordará os vários tipos de histórias – como lendas, mitos, fábulas, história de origem, contos de fadas, entre outros -, a relação com a música, abordagens possíveis para se contar uma história, técnicas como interpretação, oralidade e improvisação, e o papel do contador de história ao longo da história universal.

O projeto é realizado no âmbito do Programa de Ação Cultural (ProAc-SP) da Secretaria da Cultura do Governo de São Paulo, com patrocínio do Aché Laboratórios Farmacêuticos, By Kamy e UBV.

Serviço:

Autarquia Hospitalar Municipal (das 8h30 às 17h30, nos dias 28/05, 04/06 e 11/06)

Hospital Municipal Tide Setúbal (das 9h às 12h, nos dias 20/04, 27/04, 04/05, 11/05, 18/05, 25/05, 01/06 e 08/06)

Receba novidades

Fique por dentro das novidades da Arte Despertar.