Notícias

Mais de 30 mil pessoas já foram impactadas em 2017

Com histórias e músicas capazes de se conectar aos mais variados sentimentos que se misturam dentro de um hospital, a Arte Despertar já impactou mais de 30 mil pessoas até o final do terceiro trimestre deste ano. São pacientes, acompanhantes e profissionais da saúde que, por meio da arte, têm a oportunidade de refletir sobre si mesmos e suas histórias de vida, aumentar a autoestima e melhorar o relacionamento entre si, ressignificando o momento vivido no ambiente hospitalar.

Esse trabalho é possível graças a uma série de ferramentas como um repertório cuidadosamente escolhido conforme a necessidade de cada paciente, instrumentos musicais que harmonizam e alegram o ambiente e arte-educadores capacitados para unir o melhor de todo este aparato musical e cultural, em benefício de quem está de passagem pelas instituições de saúde.

“A partir da narração de histórias e da música, vamos levantando as memórias das pessoas e, às vezes, dentro de uma palavra que elas dizem, conseguimos buscar no nosso acervo algo específico para cada um”, explica a arte-educadora Kelly Jardim.

https://www.youtube.com/watch?v=pncDuPsExfs

As intervenções são realizadas duas vezes por semana, em sete hospitais da capital paulista, por meio do Projeto Promovendo Cultura nos Hospitais.

Para a enfermeira Ana Rubia Guedes, do Incor, essas ações são fundamentais no processo de recuperação dos pacientes. “Atenua o sofrimento, aquela expectativa que os acompanhantes, pais e pacientes acabam se submetendo durante a internação. Eles conseguem sorrir e esquecer o sofrimento pelo qual estão passando naquele momento”, afirma.

É o caso da paciente Maria Trivelato Pereira, para quem as intervenções propostas pelos arte-educadores deram um novo significado à sua estadia no Instituto Central. “Eu não esperava essa visita. Me trouxe alegria num momento em que eu estava aqui pensando na doença”, relata.

A visita da Arte Despertar também pegou de surpresa a paciente Giovanna Botelo, no momento em que iniciava o tratamento no Instituto Central. “Eu não esperava. Me deu um tom de leveza, de sonho, vontade de resgatar o sonho da minha juventude. A música sempre aquece o coração”, diz.

Mergulhados junto com os pacientes no ambiente hospitalar, os acompanhantes igualmente recebem atenção especial neste processo. O objetivo, com isso, é fortalecer o vínculo familiar, aspecto importante nas várias etapas do tratamento.

“O trabalho de vocês ajuda no tratamento e anima a gente, que fica tantos dias sem sair daqui. É bom ver que alguém se preocupa com a gente”, afirma o acompanhante Haroldo Bozolan.

Sobre o Projeto e como participar

O Projeto Promovendo Cultura nos Hospitais é realizado pela Arte Despertar por meio da Lei Rouanet, com o patrocínio de pessoas físicas e das empresas: ABL Antibióticos do Brasil, Bexs Banco de Câmbio, Brabus Mitsubishi Motors, Bristoll Myers Squibb Brasil, Central de Funcionamento (CDF), Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, Companhia Nitro Química Brasileira, Consigaz Distribuidora de Gás, Droga Raia, Grupo Ultra, Sandoz do Brasil Farmacêutica e Veirano Advogados.

A metodologia criada pela Arte Despertar com o objetivo de usar a narração de histórias e a música para humanizar o ambiente hospitalar é reconhecida pelos Ministérios da Cultura e da Saúde.

Saiba como patrocinar o projeto de 2018 e abater este valor do imposto clicando aqui.

Receba novidades

Fique por dentro das novidades da Arte Despertar.