Lançamento de CD Multimídia encerra projeto de 10 anos em Paraisópolis

16/05/2012

Este último sábado, 12 de maio, vai ficar marcado na história da Associação Arte Despertar. Em evento de encerramento do Projeto “Música em Comunidade – 10 Anos”, foi lançado o CD Multimídia “A música é um caminho para a história”, trabalho desenvolvido com crianças e jovens de Paraisópolis.

A produção do CD Multimídia foi realizada como forma de dar continuidade ao projeto e registrar a trajetória de uma década de atividades, com o envolvimento das turmas na elaboração, escolha de repertório, preparação, ensaio, composição e gravação de novas músicas em estúdio.

Nele, foram registrados os ritmos e cantigas ensinadas ao longo desses anos, proporcionando um resgate da música afrobrasileira e regional, da percussão corporal, da construção de instrumentos de percussão e da música folclórica no Brasil, fortalecendo, assim, a identificação com as raízes culturais de cada indivíduo e contribuindo para a preservação da memória musical do país.

“A música é minha vida, minha mãe falou que eu só trazia orgulho para ela. Fiquei muito conhecida na comunidade, quando andava na rua as pessoas começaram a me convidar para apresentar e me ofereceram trabalhos. Comecei a dar aula de percussão para crianças de 9 a 13 anos. Os filhos seguem o que querem, mas eu dou meu pandeiro para meu filho de um aninho e ele já dá uma batucadinha”, contou Jane Kelly Santos da Silva, uma das jovens que integrou o grupo.

Mãe de três participantes, Ivanilda Gomes de Souza falou sobre a importância do trabalho. “Não são só os filhos que aprendem, mas também os pais junto com eles, porque eles trazem as novidades, as oportunidades e vamos acompanhando, curtindo e aprendendo mais, deixando de ser tão careta. Fico muito feliz pelo trabalho das arte-educadoras da Arte Despertar”.

O projeto foi desenvolvido em parceira entre a Associação Arte Despertar e o Programa Einstein na Comunidade de Paraisópolis/PECP, com o patrocínio da Deloitte Touche Tohmatsu (2000 a 2011) e da Brasmetal Waelzholz SA (2011).

Galeria de fotos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado


− 7 = 1

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>