Notícias

Cursos gratuitos levam narração de histórias a casas de cultura e hospitais

Após formar mais de 400 alunos, a Arte Despertar iniciou em setembro sua nova programação de cursos gratuitos de narração de histórias em casas de cultura e hospitais para o público em geral e profissionais da saúde, respectivamente. Com carga horária de 24 horas e aulas semanais, o objetivo é trabalhar a potencialidade das narrativas de literatura oral como uma ferramenta de aproximação, comunicação e expressão.

Para isso, uma dupla de experientes contadores de histórias apresenta fundamentos, técnicas e benefícios de se trabalhar a narrativa oral em diferentes ambientes, assim como a relevância da contação de histórias para o autoconhecimento e o desenvolvimento de competências e habilidades.

“O curso foi além de qualquer expectativa que eu tinha. Me acrescentou muito e mexeu em alguns paradigmas, contribuindo para o meu autoconhecimento e minha atuação no ambiente profissional”, relata Maria Tereza Marani, professora e coaching, que participou do curso no Instituto Tomie Ohtake em 2017.

https://www.youtube.com/watch?v=GKJlZLeyuH4

A autodescoberta também foi um dos grandes benefícios propiciados pelas atividades, na avaliação da jornalista e comunicóloga Marta Pereira, que fez parte da turma da Casa das Rosas em 2016. “O curso foi uma grande surpresa para mim. Muito mais do que aprender a contar histórias, é possível entrar em contato com minha história. Foi um autoconhecimento”, destaca.

O conteúdo programático abordará os vários tipos de histórias – como lendas, mitos, fábulas, história de origem, contos de fadas, entre outros -, a relação com a música, as inúmeras abordagens possíveis para se contar uma história, técnicas como interpretação, oralidade e improvisação, e o papel do contador de história ao longo da história universal.

As atividades são gratuitas, abertas ao público em geral, e as vagas restritas a 25 alunos por curso. O projeto é realizado no âmbito do Programa de Ação Cultural (ProAc-SP) da Secretaria da Cultura do Governo de São Paulo, com patrocínio da Track and Field, UBV e União.

Essa nova fase do curso já foi realizada nos espaços culturais IBEAC (Litera Sampa),  Biblioteca Parque Villa Lobos e Centro Cultural Aúthos Pagano e está em andamento na Autarquia Hospitalar Municipal. Em janeiro de 2018, o curso acontecerá na Casa das Rosas, Biblioteca São Paulo e Biblioteca Mário de Andrade.

Mais informações sobre o curso e como se inscrever: [email protected]

Receba novidades

Fique por dentro das novidades da Arte Despertar.