Notícias

Curso de contação de histórias tem início em hospitais e instituições culturais

Quatro instituições culturais e hospitais de São Paulo começam a receber em março um curso gratuito de contação de histórias realizado pela Arte Despertar, com o objetivo de trabalhar a potencialidade das narrativas de literatura oral como uma ferramenta de aproximação, comunicação e expressão.

Aberto para o público em geral nas instituições culturais e para profissionais de saúde dos hospitais, o curso tem carga horária de 24h, com aulas semanais.

Comandado por uma dupla de experientes contadores de histórias, o curso apresentará fundamentos, técnicas e benefícios de se trabalhar a narrativa oral em diferentes ambientes, assim como a relevância da contação de histórias para o autoconhecimento e o desenvolvimento de competências e habilidades.

Para a diretora-presidente da Arte Despertar Regina Vidigal Guarita, a contação de histórias no ambiente hospitalar, por exemplo, pode assumir um papel importante no processo de recuperação da saúde, à medida que trabalha com ferramentas capazes de acessar elementos que ajudam a ressignificar o momento pelo qual o paciente está passando.

No Hospital Darcy Vargas, as atividades começaram no dia 4 de março e se encerram em 8 de abril. Participarão os próprios profissionais destes hospitais.

Já nas instituições culturais, as aulas, abertas para o público em geral, vão de 4 de março a 8 de abril tanto no Instituto Tomie Ohtake quanto na Casa das Rosas. Na organização social Vocação o curso iniciou em 3 de março e termina no dia 7 de abril.

A psicóloga Sônia Maria da Silva foi uma das participantes do curso no ano passado, na Casa das Rosas, e afirma ter sido uma experiência interessante para aplicar as técnicas com os adolescentes da Fundação Casa, onde trabalha.

“A palavra pode aproximar muito as duas partes – eu, como psicóloga, e os meninos. É uma ferramenta importante de aproximação. As arte-educadoras despertaram muito o meu interesse em relação ao corpo e à voz e vou seguir em frente”, afirmou.

Especializada em treinamentos empresariais, a também psicóloga Josiana Franco igualmente pôde aprimorar o seu trabalho por meio da narração de histórias, após participar das atividades na instituição cultural. “A cada encontro é uma descoberta nova. Contar a história não é apenar ler ou falar, mas na verdade tem todo um movimento de corpo, voz e criatividade, de fazer com que o outro também viva essa história”.

Até agosto, outros hospitais e espaços culturais receberão as atividades. Mais informações sobre os próximos cursos podem ser obtidas no site www.artedespertar.org.br ou pelo e-mail: [email protected]

O projeto vem sendo realizado no âmbito do Programa de Ação Cultural (ProAc-SP) da Secretaria da Cultura do Governo de São Paulo, com patrocínio do Aché Laboratórios Farmacêuticos, By Kamy e UBV.

Receba novidades

Fique por dentro das novidades da Arte Despertar.