Notícias

Cerca de 1200 profissionais de saúde participam de treinamento em aspectos sociemocionais

Até o mês de junho, aproximadamente 1.200 profissionais de saúde de hospitais públicos da cidade de São Paulo terão a oportunidade de participar de um treinamento que contribui para o desenvolvimento de aspectos socioemocionais.

No total, serão realizadas 60 turmas em quatro hospitais: Pérola Byington, Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, Hospital São Paulo da Universidade Federal do Estado de São Paulo e Hospital Maternidade Leonor Mendes de Barros.

O Treinamento para o Desenvolvimento Humano (TDH) com foco em aspectos sociomecionais, oferecido pela Arte Despertar, com o apoio de uma verba concedida pela MSD no Brasil, tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de um conjunto de recursos (conhecimentos e habilidades) e comportamentos (atitudes) que impactem no dia a dia de trabalho dos profissionais de saúde, no enfrentamento de diferentes situações, no relacionamento entre equipes, na melhora do clima organizacional e na satisfação do paciente.

O TDH é inovador por ser uma proposta pioneira na área da saúde ao focar o desenvolvimento de competências socioemocionais e não técnicas dos seus profissionais.

“O olhar para o profissional de saúde é fundamental pois este indivíduo se encontra sob imenso stress no seu dia a dia, além de pesar sobre ele um excesso de responsabilidade para a qual ele não está preparado. Dar a ele a oportunidade de resgatar suas potencialidades, habilidades e competências é qualificar a sua educação, fortalecê-lo nas tomadas de decisão diárias, além de representar o reconhecimento da instituição hospitalar em relação ao seu trabalho”, afirma Regina Vidigal Guarita, diretora-presidente da Arte Despertar.

Utilizando uma metodologia baseada na arte como instrumento de comunicação e expressão e na cultura no resgate da identidade e histórias de vida dos indivíduos, o treinamento propicia experiências que impulsionem descobertas, reflexões e mudanças de atitude.

Na prática, são aplicadas dinâmicas com artes visuais, música e contação de histórias, customizadas de acordo com a demanda das instituições de saúde e as necessidades do público a ser atendido.

Receba novidades

Fique por dentro das novidades da Arte Despertar.