Notícias

Arte Despertar impacta 16.288 mil pessoas nos hospitais no 1º semestre

O primeiro semestre deste ano contou com 16.288 mil atendimentos realizados pela Arte Despertar para pacientes, acompanhantes e profissionais da saúde. Um dos principais objetivos é utilizar a narração de histórias e a música para se conectar com as histórias de vidas e ressignificar o momento vivido no hospital, assim como ampliar o repertório cultural dos pacientes, acompanhantes e profissionais da saúde.

“É um trabalho maravilhoso, que deixa a gente em pé de emoção. Eles deixam a gente alegre e isso é bom para a nossa alma, que se sente no céu”, afirma Estácio Martins dos Santos, paciente do Instituto Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Os profissionais da saúde e acompanhantes também são impactados à medida que os arte-educadores contribuem para amenizar o clima no ambiente hospitalar e estreitar a relação entre a equipe de saúde e os pacientes.

“Os pacientes ficam muito animados. Eles já sabem que nesses dias a Arte Despertar vem e dá uma levantada neles. Tira eles do mundo do hospital e os leva para outro lugar. Fora que deixa a gente menos estressado, mais relaxado”, destaca Carolina Cristina de Souza, técnica de enfermagem na Hemodiálise do Instituto Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Os atendimentos são realizados duas vezes por semana, em sete hospitais da capital paulista: Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (GRAACC), Hospital Infantil Darcy Vargas, Hospital Municipal Tide Setúbal, Instituto Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP), Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (Incor) e Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

Tudo isso tem sido possível graças ao Projeto Promovendo Cultura nos Hospitais, via Lei Rouanet, com o patrocínio de pessoas físicas e das seguintes empresas: ABL Antibióticos do Brasil, Bexs Banco de Câmbio, Brabus Mitsubishi Motors, Bristoll Myers Squibb Brasil, Central de Funcionamento (CDF), Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, Companhia Nitro Química Brasileira, Consigaz Distribuidora de Gás, Droga Raia, Grupo Ultra, Sandoz do Brasil Farmacêutica e Veirano Advogados.

Receba novidades

Fique por dentro das novidades da Arte Despertar.