Notícias

Arte Despertar encerra primeiro trimestre com mais de 6 mil atendimentos em 7 hospitais

Sete hospitais da capital paulista vêm incorporando à sua rotina doses cada vez maiores de histórias, poemas e canções. Os efeitos colaterais disso são pacientes mais aliviados, profissionais de saúde conscientes de seu papel fundamental nessas instituições e um ambiente harmonizado.

Essa ressignificação do ambiente hospitalar por meio da cultura tem sido possível graças ao Projeto Promovendo Cultura nos Hospitais, que realizou 6.156 atendimentos a pacientes, acompanhantes e profissionais da saúde no primeiro trimestre deste ano.

Participam do Projeto o Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (GRAACC), o Hospital Infantil Darcy Vargas, o Hospital Municipal Tide Setúbal, o Instituto Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP), o Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (Incor) e a Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

As atividades são realizadas por arte-educadores, com o apoio de uma equipe multidisciplinar, e possibilitam que os pacientes façam uma conexão com suas histórias de vida, ao mesmo tempo em que ressignificam o momento pelo qual estão passando.

Os acompanhantes também são beneficiados, uma vez que as intervenções ajudam a reforçar os vínculos familiares e afetivos. Os profissionais da saúde, por sua vez, são estimulados a entrar em contato com as suas próprias histórias, colaborando, assim, para o fortalecimento das relações no ambiente de trabalho.

“O resultado é um atendimento mais humanizado ao paciente e a ressignificação do ambiente hospitalar como um todo”, resume Regina Vidigal Guarita, diretora-presidente da Arte Despertar.

O Projeto Promovendo Cultura nos Hospitais é realizado no âmbito da Lei Rouanet e conta com o patrocínio de pessoas físicas e das empresas: ABL Antibióticos do Brasil, Bexs Banco de Câmbio, Brabus Mitsubishi Motors, Bristoll Myers Squibb Brasil, Central de Funcionamento (CDF), Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, Companhia Nitro Química Brasileira, Consigaz Distribuidora de Gás, Droga Raia, Grupo Ultra, Sandoz do Brasil Farmacêutica e Veirano Advogados.

Receba novidades

Fique por dentro das novidades da Arte Despertar.