Notícias

Arte Despertar dá início ao Projeto Promovendo Cultura nos Hospitais 2017

A Arte Despertar já deu início neste ano ao Projeto Promovendo Cultura nos Hospitais. O projeto, que visa humanizar as relações nos hospitais a partir de intervenções artísticas utilizando as linguagens da literatura e da música, por meio da dramatização de histórias, tem como meta atender 24.500 pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde.

Por semana, são realizadas, no mínimo, oito horas de intervenções em sete hospitais públicos e/ou filantrópicos. São eles: Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (GRAACC), Hospital Infantil Darcy Vargas, Hospital Municipal Tide Setúbal, Instituto Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP), Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (Incor) e Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

Realizadas por arte-educadores, as atividades permitem que os pacientes façam uma conexão com suas histórias de vida e ressignifiquem o momento pelo qual estão passando.

“O atendimento ao paciente contribui para o resgate da autoestima e, por consequência, para a melhora da sua saúde”, afirma Regina Vidigal Guarita, diretora-presidente da Arte Despertar.

Para os acompanhantes, por sua vez, as intervenções buscam reforçar os vínculos familiares e afetivos. Os profissionais da saúde também são beneficiados, ao serem estimulados a entrar em contato com as suas próprias histórias, colaborando, assim, para o fortalecimento das relações no ambiente de trabalho. “O resultado é um atendimento mais humanizado ao paciente e a ressignificação do ambiente hospitalar como um todo”, explica Regina Guarita.

As intervenções são baseadas numa metodologia própria elaborada pela Arte Despertar – que atua nos hospitais desde 1997 – e reconhecida pelos Ministérios da Cultura e da Saúde.

O Projeto Promovendo Cultura nos Hospitais é realizado no âmbito da Lei Rouanet e conta com o patrocínio de pessoas físicas e das empresas: ABL Antibióticos do Brasil, Bexs Banco de Câmbio, Brabus Mitsubishi Motors, Bristoll Myers Squibb Brasil, Central de Funcionamento (CDF), Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, Companhia Nitro Química Brasileira, Consigaz Distribuidora de Gás, Droga Raia, Grupo Ultra, Sandoz do Brasil Farmacêutica e Veirano Advogados.

Receba novidades

Fique por dentro das novidades da Arte Despertar.