educação

Formação de Educadores 

Em comunidades de baixa renda e instituições socioculturais e educacionais, iniciativas que visam a qualificação profissional são diferenciais que contribuem para a transformação social. Com um olhar atento a esta demanda, a Associação Arte Despertar realiza ações com arte e cultura para a formação complementar de educadores do ensino infantil.

Com base nas linguagens da arte (música, artes visuais e contação de histórias), são implementadas atividades para o desenvolvimento de habilidades e competências dos profissionais, qualificando seu papel de educar e orientar crianças, adolescentes e jovens, compartilhando conhecimentos, princípios e valores essenciais para que estes possam enfrentar desafios na infância, na vida adulta e profissional.

A experiência com arte e cultura favorece a constituição da cidadania e possibilita aprendizados permanentes que vão além da educação convencional. Nesse âmbito, a Arte Despertar tem como objetivo desenvolver o potencial de educadores para que estejam  preparados para elaborar com autonomia e senso crítico, novas propostas educacionais, tornando-os agentes transformadores de suas próprias comunidades.

A metodologia da Arte Despertar desenvolvida e sistematizada em sua longa experiência na área da educação, foi reconhecida e certificada, em 2011, pela Fundação Banco do Brasil de Tecnologias Sociais.

Conheça os projetos

  • a