Projetos

Atendimento nos Hospitais

O que é

Trata-se do atendimento em hospitais públicos e filantrópicos que adota a narração de histórias, a música e as artes-visuais para ressignificar o momento vivido pelos pacientes, fortalecendo sua autoestima, valorizando seus vínculos afetivos e propiciando experiências transformadoras.

A ação envolve pacientes, acompanhantes e profissionais da saúde. Objetivos:

  • recuperar a autoestima do paciente;
  • resgatar suas experiências, conectando com as suas histórias de vida com o intuito de ressignificar o momento (muitas vezes delicado) que o paciente está atravessando;
  • humanizar as relações e o ambiente beneficiando o hospital como um todo.

O projeto é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial da Cultura do Ministério da Cidadania. Atualmente ele ocorre em 7 hospitais da capital paulista: Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (GRAACC), Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP), Instituto Central do Hospital das Clínicas, Instituto do Coração (Incor), Santa Casa de São Paulo, Hospital Municipal Tide Setúbal e Hospital Infantil Darcy Vargas.

Impacto

  • 488 milPessoas Impactadas
  • 25Hospitais
  • 25Anos em atuação
Mais informações sobre impacto no nosso relatório.
Acessar

Atendimento nos Hospitais

Veja mais vídeos

Legenda: Ação com narração de histórias e música no Incor e Icesp.

Fotos

Legenda: Ação no Incor

“A Arte Despertar traz muita alegria. É emocionante de ver, porque a gente está no hospital e esquece disso por um minuto. Eu esqueci que estava no hospital só de ver a alegria do meu filho, o sorriso dele, de ouvir ele cantar, de estar num ambiente diferente. Eu acho que até ele também acaba esquecendo. Tenha certeza de que se vocês atingirem pelo menos um paciente, já é muito, porque diminui o sofrimento, diminui a dor, com esses momentos de alegria que a música traz”.


Joana Maurinho Ferreira Leão

Mãe com filho em tratamento no Graacc

Mostrar mais depoimentos

Quem Contribui

Parceiros

Receba novidades

Fique por dentro das novidades da Arte Despertar.