banner

a organização

Em 2016, a Arte Despertar completará 19 anos de atuação em hospitais e comunidades de São Paulo e região. Com uma metodologia própria utiliza a arte enquanto instrumento de comunicação e expressão e a cultura no resgate de identidade e raízes, por meio das linguagens da arte, como música, artes visuais e contação de histórias.

A Associação consolidou seu trabalho com a implantação das Células Projetos e Treinamento, responsáveis pelo foco e estrutura da organização.

A Célula Projetos possui um papel articulador dentro da organização, com ações sociais nas áreas da educação, e da saúde, sendo a responsável por sua sustentabilidade.

> Na área da educação, o público-alvo é amplo: crianças, adolescentes e jovens de comunidades, além de educadores e orientadores de instituições socioculturais e educacionais. Nesta proposta, são implementadas atividades para o desenvolvimento de habilidades e competências dos profissionais, qualificando seu papel de educar e orientar as crianças, os adolescentes e os jovens, compartilhando conhecimentos, princípios e valores essenciais para que estes possam enfrentar desafios na infância, na vida adulta e profissional.
Nesse âmbito, a Arte Despertar tem como objetivo explorar os potenciais dos educadores para que estejam mais preparados e motivados para elaborar com recursos próprios novas propostas educacionais com senso crítico e autonomia, tornando-se agentes transformadores de suas próprias comunidades.
> Na área da saúde os projetos beneficiam pacientes, acompanhantes e profissionais da saúde. As atividades com arte e cultura possibilitam que pacientes em tratamento façam uma conexão com sua história de vida e a realidade do momento, o que favorece o resgate da autoestima, o reforço de vínculos familiares e afetivos e, por consequência, a melhora da saúde. Para os profissionais, essas atividades contribuem para a revitalização de suas potencialidades, habilidades e relações, tendo em vista a transformação positiva de si próprio, do outro e do ambiente.

Ao longo de sua trajetória, a Arte Despertar desenvolveu quase 100 projetos, sendo 44 na área da saúde e 51 na educação, totalizando hoje, mais de 476 mil atendimentos.

A Célula Treinamento traz escalabilidade, capacidade de medição de impacto dos resultados e conquistas de novas parcerias para o fortalecimento de seu Negócio Social: o Treinamento em Competências Comportamentais.

> Este treinamento é voltado exclusivamente para profissionais da saúde e tem como objetivo principal desenvolver um conjunto de recursos (conhecimentos e habilidades) e comportamentos (atitudes), que permitam ao indivíduo ser proativo e assertivo, firmando-se profissional e pessoalmente.
> São aplicadas dinâmicas com artes visuais, música e contação de histórias, customizadas de acordo com a demanda das instituições de saúde e as necessidades do público a ser atendido. Os resultados refletem no dia a dia do colaborar da saúde no enfrentamento de diferentes situações, na melhora do clima organizacional, na satisfação do paciente e na imagem do hospital.

No período de 2007 a 2015 foram realizados 56 treinamentos para 5.964 participantes.

Como reconhecimento de seu trabalho, em 2013, a Arte Despertar foi finalista do Prêmio Empreendedor Social; em 2011, recebeu a certificação da Fundação Banco do Brasil de Tecnologias Sociais; e, por dois anos consecutivos, 2009 e 2010, ganhou o Prêmio Cultura e Saúde dos Ministérios da Cultura e da Saúde.