banner

a organização

A Arte Despertar é uma organização social sem fins lucrativos, fundada em 1997, que atua nas áreas de saúde e educação com o objetivo de despertar o que há de melhor no ser humano.

Utilizando a arte como instrumento de comunicação e expressão e a cultura no resgate de identidade e histórias de vida dos indivíduos, a Arte Despertar propicia experiências que impulsionem descobertas, reflexões e mudanças de atitudes.

Com ações voltadas para o desenvolvimento humano com foco em competências socioemocionais, a instituição entende que é preciso olhar o indivíduo de forma integral para que ele consiga desenvolver uma consciência de si, do outro e do ambiente.

Essas ações acontecem por meio de projetos sociais e prestação de serviços em instituições de saúde, espaços educativos e culturais da cidade de São Paulo.

Ao longo de sua trajetória, a Arte Despertar desenvolveu 45 projetos sociais na área de saúde, impactando aproximadamente 324 mil pessoas em hospitais da Grande São Paulo; 53 projetos sociais de educação, impactando mais de 180 mil crianças, adolescentes, jovens e educadores socioeducativos; e 61 treinamentos para 6492 profissionais de saúde.

Em reconhecimento ao seu trabalho, em 2013, a Associação foi finalista do Prêmio Empreendedor Social; em 2011, recebeu a certificação da Fundação Banco do Brasil de Tecnologias Sociais; e, por dois anos consecutivos, 2009 e 2010, ganhou o Prêmio Cultura e Saúde dos Ministérios da Cultura e da Saúde.

Projetos Sociais

  • Atendimento a pacientes, acompanhantes e profissionais da saúde em hospitais públicos e/ou filantrópicos, usando a contação de histórias e a música para propiciar momentos que transformem a experiência do paciente enquanto ele está no hospital. (Lei de incentivo: Rouanet)
  • Curso de Contação de Histórias em hospitais e instituições culturais para profissionais da saúde e público em geral com o objetivo de trabalhar a potencialidade das narrativas de literatura oral como uma ferramenta de aproximação, comunicação e expressão. (Lei de incentivo: ProAC-SP)

Prestação de Serviços

  • Treinamento para o Desenvolvimento Humano (TDH) voltado exclusivamente para profissionais da saúde, a fim de contribuir com o aprimoramento de recursos (conhecimentos e habilidades) e comportamentos (atitudes) que impactem no seu dia a dia de trabalho, no enfrentamento de diferentes situações, na melhora do clima organizacional e na satisfação do paciente.